Como lidar com o sofrimento?

Você provavelmente já passou por um tempo difícil na sua vida e talvez já deve ter ouvido que por crer em Deus não deveria estar triste pela situação que te ocorreu. Porém, isso não é verdade. Somos humanos, feitos de alma. E por isso sentimos dor, alegria, choramos e sorrimos.

Todo mundo sofre

Faz parte, é normal. Por isso, não se envergonhe de demonstrar seus sentimentos, é saudável. O próprio Rei Davi, com toda sua sabedoria, em Salmos 38, revela toda sua dor, e lamenta diante de Deus.

Isso não fez dele alguém melhor ou pior, mas o fez humano. Não é fraco quem chora, quem sofre. Mas sim, corajoso por demonstrar o que sente.

Conte com alguém

Todos nós precisamos de pessoas. Talvez você não se sinta tão à vontade para falar do que você está sentindo, mas é libertador.

Encontre com um amigo, um familiar, alguém em quem você confia para se abrir. Uma conversa pode não resolver seus problemas, mas alivia seu coração. Afinal, durante esses momentos sensíveis o que mais necessitamos é de compreensão.

“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” (Provérbios 17:17)

Conte com Deus

Embora todo o esforço dos nossos amigos e familiares sejam importantes, existe só um alguém que pode nos curar. E esse alguém é Deus. Ele escuta nosso lamento, e o entende. Jesus também chorou e sofreu. Ele nos compreende. E saber disso é aliviador.

Experimente conversar com Ele, e veja na prática o doce cuidado dEle sobre sua dor.

Assista também esse vídeo com alguns conselhos especiais e que valem à pena serem considerados nessas situações.